DESAFIO:
Na figura abaixo temos uma imagem que ilustra um pequeno projeto de construção de um móbile simples em dois níveis estruturais e que, portanto constitui o objeto da nossa atividade.

Veja na imagem , um móbile com os devidos objetos em suspensão com as suas respectivas massas, as duas hastes de massas desprezíveis bem como a localização dos pontos de equilíbrio tanto na haste menor como na haste maior.
Observe a maneira equilibrada e harmoniosamente com que esta escultura móvel constituídas com elementos individuais leves e artisticamente suspensos proporciona a todos aqueles que admiram a perfeição , arte e técnica.
A seguir, dando continuidade, vamos realizar uma atividade prática.
Considerando a necessidade de uma construção de um móbile simples pede-se:
a) Projete uma estrutura similar ao modelo acima.
b) Determine na haste menor e maior a localização do ponto de equilíbrio onde deve-se estabelecer o ponto P.
c) Listar a relação de material – itens e quantidades.
Material Necessário
02 hastes de massas desprezíveis uma de 40 cm e a outra de 25 cm.
02 cubos de madeira de com massa igual a 70 g
02 sólidos cônico de 30 g
02 esferas de 20 g
15 m de linha de nylon 050 mm
60 pregos pequenos
03 ganchos simples
Para o desenvolvimento do projeto acima, vale lembrar que o momento de uma força, em relação a um ponto P, é o produto da intensidade da força F pela distância d do ponto P à linha de ação da força, ou seja, M = F.d.
Além disso na situação de equilíbrio do móbile, a soma algébrica dos momentos das forças que atuam sobre as hastes, em relação a qualquer ponto deve ser nula.
Assim sendo uma possibilidade de solução é mostrada na figura acima. Nela, a condição de equilíbrio para a haste maior é verificada pela igualdade:60.12 = (25+15).18 e, para a haste menor, 25.7,5 = 15.12,5.
Pergunta: No projeto exemplo, se o corpo de 25g for substituído por um outro de 35 g, qual deverá ser o valor do contra-peso na outra ponta?
Poste suas conclusões na página do seu grupo!